"O Silêncio de Depois...”


A peça do Coletivo Negro: “Movimento Número 1: O Silêncio de Depois...”, foi a materialização cênica do projeto de pesquisa cênico-poético-racial intitulado: “Quilombos Urbanos”, investigação essa que foi contemplada pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) em 2010 e teve em sua configuração a visita e troca de conhecimentos entre o Coletivo Negro e o quilombo Ivaporunduva.
A peça teve sua estreia na cidade de São Paulo em 14 de julho de 2011 no Espaço Cultural Tendal da Lapa, onde ficou em cartaz por dois meses de quinta a domingo.
Por meio dessa temporada e pesquisa obtivemos duas indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro no ano de 2011, nas seguintes categorias: Melhor Elenco e Grupo Revelação. 
Dos locais onde já apresentamos esta obra, destacam-se: TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo-USP), Festival de Arte de Negra "A cena tá preta" em Salvador, Escola Livre de Teatro de Santo André, Espaço Clariô (III Mostra do Gueto), Universidade Zumbi Dos Palmares, FENTEPP (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente),  SESI Vila das Mercês. 


Sinopse da peça:

O Coletivo Negro, nesta peça, mostra quatro personagens desterrados, que após uma desocupação violenta para a construção de uma linha férrea, encontram-se no lugar em que moravam.
Por meio de narrativas, buscam, coletivamente refletir acerca do etnocídio acontecido, bem como enterrar os seus mortos que faleceram, mas não chegaram a morrer. 

Um comentário:

  1. Assisti a montagem hoje, 15/04/2016, na cidade de Sao Roque, no Circuito Sesc de Artes. Fiquei impressionada com o que vi. Chorei diversas vezes e, ao término da apresentação eu soluçava e fui carinhosamente abraçada por dois atores! Parabéns, vocês são incríveis!

    ResponderExcluir