segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ENQUADRO



      No último dia 15 de fevereiro, semana de carnaval, nos reunimos para conversar e direcionar a feitura do nosso “Enquadro”. Este projeto, realizado há alguns anos pela casadalapa, é definido como uma “crônica ilustrada dos bairros de São Paulo” e tem como objetivo “retratar coletivamente o convívio dos moradores da cidade, o entorno de seus lares ou ambientes de trabalho”. Este princípio norteou nosso encontro e dialoga com o fato de estarmos ensaiando e convivendo no “Condomínio Cultural”, localizado na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da cidade.
        O prédio do “Condomínio Cultural Mundo Novo”, que hoje é totalmente dedicado ao intercâmbio entre artistas, o desenvolvimento de suas ideias e realizações, foi construído em 1935 e na época abrigava o Grupo Escolar Vila Anglo Brasileira, que após reforma no ano de 1950 passou a dar espaço ao Hospital e Maternidade São Marcos. Já na década de 1970, tendo como especialidade a geriatria, a antiga maternidade passou então a ser chamada de Hospital Vila Anglo Brasileira.
        Nada mais propício às narrativas do que um lugar que contém em sua história os ciclos de vida e morte, os princípios e os fins. Qual a relação dos moradores da Vila Anglo com aquele prédio? Quais histórias aquelas ruas contam? Que camadas do tempo se guardam no que vemos hoje?
     O próximo passo é encontrar as pessoas. Em meio às pesquisas de materiais: documentos; fotografias; objetos, vamos de encontro ao que os moradores da vila contam sobre o que viveram e sonharam em tempos passados. O homem comum é a busca deste Coletivo Negro e sabemos que não buscamos sinais apenas na paisagem externa, no que vemos; mas também na paisagem interna, que vivemos. Sendo assim, nos perguntamos: o que estas narrativas revelam sobre as nossas próprias experiências?

                                                                                                 Raphael Garcia/ Coletivo Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário